segunda-feira, maio 30, 2011
segunda-feira, maio 23, 2011
domingo, maio 15, 2011
Pretos-velhos
Rei Congo, Rei Congo Cadê preto-velho ? Foi trabalhar na linha de Congo.
É ele um sábio brasileiro. Um homem negro que, trabalhando no campo, aprendeu desde muito cedo os mistérios da natureza e da fé. Vivendo uma realidade colonial, sofrendo as amaldiçoadas expedições dos navios negreiros, ele zela por sua raíz ancestral como fonte de um conhecimento místico e mítico.
Aos planos espirituais ele levou a sabedoria, a experiência e tudo aquilo que o sofrimento da matéria o ensinou. Nos reinos espirituais todo este aprendizado tornou-se precioso não para seu usufruto, mas para tudo o que ele representa como paz, harmonia e humildade.
PS - Post feito a duas mãos - Imaginante e sua musa, Imaginária.
terça-feira, maio 10, 2011
Novos Rumos!
Hoje continuamos com alguns daqueles planos, adquirimos outros. O importante na vida é sempre sonhar, afinal você é do tamanho dos seus sonhos.
A alguns dias recomecei a postar aqui no blog, e inscrevi o blog em um sorteio de um blog que sigo e acho muito inteligente, tanto na parte de artesanato quanto na parte de literatura e filosofia que são departamentos do conhecimento humano que muito me atraem. Minha esposa um pouco mais realista e pé no chão ainda comentou, que só tínhamos uma chance de ganhar o sorteio devido a termos só o blog e não termos twitter ou facebook.
Hoje para surpresa, e incentivo, descobri que ganhamos o sorteio.
Fica abaixo uma imagem muito bela que encontrei em uma das muitas andanças por esse universo virtual...
E a sincera promessa de que quando a remessa for entregue tiraremos milhares de fotos e usaremos tudinho para fazer coisas belas.
domingo, maio 08, 2011
Vida de Circo
Estamos participando - Sorteio Jardim dos Sonhos
O blog Jardim dos Sonhos está promovendo um sorteio fabuloso.
Máscaras do imaginário
Ceres, Pã, Iroko, Ossain são alguns dos deuses vinculados intimamente com a vegetação ou com a floresta ou até a própria ideia de ser ou virar árvore. Esse antropomorfismo tão comum das religiões politeístas nos brinda com uma variedade de significados e significâncias para as manifestações da natureza.
Nas folhas se encontra cura, abrigo e muitas vezes a previsão do futuro. Quanta magia foi embalada em folhas e quantas vezes a casca das árvores serviu de escudo e amiga ao homem primitivo?
Dentro de nós existe uma ligação atávica com a natureza, tanto que é comum chamá-la de mãe.
Fica aqui, no dia das mães, então também a homenagem do Imaginário Noturno a essa força de vários epítetos e muitos nomes que é a natureza e também nossa sincera reverência a todos seus guardiões e guardiãs.
quinta-feira, maio 05, 2011
raízes...
Acordou no meio da noite, bexiga cheia, rosto amarrotado e gestos lerdos. Tateou com os pés em busca dos chinelos, encontrou.
A mão fria com esmalte descascado, mas invisível no escuro, uma nesga de luz pálida brotava filtrada pela cortina, mas não clareava nada.
O hálito da madrugada, a porta do quarto e a sonolência. O barulho na janela. Ouviu. Escutou atentamente e achou que ainda era sonho.
Tentou abrir, descobrir, sempre fora corajosa... Encontrou ao toque da mão fria o frescor das raízes que brotavam pelas frestas da persiana e que já invadiam o quarto de dormir e o transformavam em um quarto de perecer.
Tentou gritar, tentou fugir, tentou escapar... Tentou entender.
Mas aquela madeira viva se entrelaçava nas carnes, penetrava orifícios e se enraizava em sua alma. Adormeceu.
Quando, por fim, libertou-se da dormência sentiu que estava repousando em um ventre cheirando a terra. Esperando a hora de brotar.
quarta-feira, maio 04, 2011
Vamos reiniciar nossos trabalhos.
Descrição
A noite e seus mistérios sempre embalaram os sonhos e as insônias.
Nas fibras mais íntimas da criatura humana as imagens relacionadas ao noturno sempre foram vinculadas tanto ao sagrado quanto ao profano. Assim é o imaginário noturno, um projeto saído de mentes inquietas e cheio de contornos imprecisos, caligrafia (in)tensa, e mãos trêmulas de nevoeiro. Abaixo das raízes uma noite sem fim impera...
Imaginantes
Labels
- amenidades (9)
- Artesanato (1)
- Bandas (1)
- continhos (3)
- cozinha (1)
- cruz e souza (1)
- culinária (1)
- decoração (1)
- Deuses (1)
- efemérides (3)
- Folclore (1)
- gambiarras (1)
- Homenagem (1)
- imagens (1)
- ISO (1)
- jeitinho brasileiro (1)
- LC ISO Creator (1)
- Lupicinio Rodrigues (1)
- mar (1)
- Máscaras (1)
- motivacionais (3)
- natureza (1)
- palhaços (1)
- Pampa (2)
- poesia (1)
- Prometeu (1)
- Religião (1)
- sereias (1)
- sexo (1)
- smeagol (1)
- Sorteios (2)
- Tutoriais (1)
- Umbanda (1)
- Yemanja (1)